top of page
História do Airsoft no Brasil

 

O esporte conhecido como Airsoft, apreciado por tantos ao redor do planeta, teve uma criação muito particular. Seu início foi no Japão, entre as décadas de 1970 e 1980, através do início da produção de réplicas de armas que disparavam projéteis feitos à base de plástico, o que vinha a atender uma demanda por armas de fogo naquele país, após a proibição de venda de armas, em vigor até hoje.

Desde então, a demanda dessas réplicas cresceu e hoje é muito usado pela indústria do cinema e por colecionadores, que passaram a simular combates, se valendo das armas de Airsoft. Com o passar dos anos, o esporte se popularizou, sendo praticado nas mais variadas localidades: Estados Unidos, Canadá, Japão, Inglaterra, Áustria, Finlândia, Suíça, Suécia, Tailândia, Noruega, Alemanha, Filipinas, Espanha, Itália, Portugal, França e diversos outros, como o Brasil.

Em nosso país, a origem de divulgação de Airsoft data do ano de 2003. Depois de debates da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, o esporte se tornou conhecido pelo órgão do Governo Federal responsável por produtos de comercialização controlada. A partir disso, foram elaborados diversos textos que servissem para normatizar o uso dessas réplicas de armamentos. Foi desse processo que nasceu a atual Portaria que serve de amparo legal ao esporte (trata-se também do primeiro documento, de caráter oficial, que cita o nome Airsoft no país).

Assim, a PORTARIA Nº 006-D LOG, de Dezembro de 2007, promove a regulamentação de todos os equipamentos de Airsoft. Três anos depois, em Fevereiro de 2010, o exército brasileiro divulga a Portaria 002 Co-Log, revogando a anterior e fazendo a exigência de que o armamento tenha a ponta identificada pela cor laranja, ou vermelho intenso, o que as diferencia das armas letais.

Por todo esse amparo legal e com o número crescente de lojas que comercializam produtos e acessórios de Airsoft, a prática do esporte tem apresentado rapidamente um amplo crescimento no Brasil.


 

 


 

SOBRE NÓS

bottom of page